terça-feira, 20 de outubro de 2009

Shadows

Por um instante, por uma fracção de tempo
Vi os contornos da uma verdadeira alma
Fechei os olhos por um segundo
Para respirar, ou para descansar,
Ou, talvez, apenas para ter a certeza de que estava realmente acordada
E, quando os voltei a abrir, já lá não estava…
Era um outro alguém em seu lugar
Pouco, ou nada, restava do que tinha visto.


A vida está cheia de lições, de recados, de sinais… chamem-lhe o que quiserem!
Tento ter a capacidade de os ver e, sobretudo, saber ler… tento ter a humildade para os aceitar, mas, nem sempre é fácil.

Hoje encontrei um semblante sereno, daqueles raros que só se encontram a cada mão cheia de anos. Os semblantes serenos fascinam-me, simplesmente fascinam-me.
Aquela quietude segura que algumas almas raras carregam impressa no rosto tem qualquer coisa de mágico. Talvez seja por eu própria, do alto da minha mente cheia de turbulências – como tão bem hoje lhe chamaram – buscar essa tranquilidade maior, essa quietude segura e confiante de quem sabe respirar uma serenidade vinda de dentro.

Ao ter dobrado mais um aniversário há uma realização humilde e discreta que me faz esboçar um quase sorriso: getting closer one step at a time… estou longe, muito longe, dessa serenidade, mas é bom ver que pelo menos vou caminhando na sua direcção.


Mas que digo eu… é melhor calar-me e encontrar palavras melhores:

Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco

conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura

Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco

Mário Cesariny

3 comentários:

  1. Também almejo essa serenidade de que falas...faz parte do nosso imaginário de infância vivida no mato ;) No entanto, acho que as turbulências têm o seu quê...além disso, acredito que só por isso conseguimos dar o devido valor à tal serenidade. Por isso com calma, lá chegaremos, se chegarmos. Até lá, é ir almejando, isso dá alento à alma :)

    ResponderEliminar
  2. "...de infância vivida no mato" ...senti na pele ... e é por isso mesmo que fico muito feliz de te Sentir tão Segura nesse Teu Caminho.

    Estou Orgulhosa de Ti e até poderás estar longe de alcançar a Tua Serenidade... ou não, mas acredita estás no Caminho Certo!!!
    =D

    ResponderEliminar